Para iniciar o processo de importação de XML acesse o caminho:
B1Plus NF-e > Assistente importação de XML.
Figura: Assistente importação de XML – ETAPA 1
O botão Preencher campos padrões permite escolher uma data de lançamento, data de vencimento e Incoterms para lançamento dos documentos no sistema, conforme tela abaixo:
Figura: Assistente importação de XML – Preencher campos padrões.
Nota: Se estas datas estiverem em branco, será considerado a data do dia.
Em seguida, informe o caminho onde está sendo salvo os XML’s que serão importados no SAP e clique em próximo. Neste caminho poderá ter um ou mais XML’s, que o processo irá integrar.
Quando a importação for por arquivo unitário (XML) o parâmetro (Mostrar seleção por arquivo) tem que estar marcado, com isso a poderá selecionar múltiplos arquivos. Abaixo exemplos ao marcar e ao não marcar o flag:
Flag marcado:
Figura: Diretório de Importação de Arquivos
Flag não marcado:
Figura: Diretório de Importação de Arquivos
Na tela abaixo, será exibida todas as notas fiscais (XML) as quais o assistente reconheceu (linhas em negrito). Nesta é possível selecionar quais notas deseja importar. Mostrará também as notas fiscais que apresentaram algum tipo de erro (destacadas em vermelho).
Figura: Assistente importação de XML - ETAPA 2
Erros possíveis:
O arquivo XML está com rejeição na SEFAZ.
O fornecedor não estiver cadastrado no sistema.
O item não estiver no catálogo do fornecedor ou com o código errado.
Os seguintes campos ficam abertos para o usuário editá-los:
Figura: Assistente importação de XML – ETAPA 2
Os campos abaixo são para referenciar com um pedido de compras. Este processo pode ser automático se no XML o fornecedor informou o número do pedido. Caso contrário, apenas apertando a tecla TAB no campo de número do pedido para referenciar a um documento do sistema e em seguida referenciar com o item do pedido no campo Número do item, também apertando a tecla TAB no campo, dessa forma o documento ficará vinculado a um pedido de compras.
Figura: Assistente importação de XML – ETAPA 2
Por último, os campos Utilização, Código de imposto e tipo de documento ser preenchidos.
Figura: Assistente importação de XML – ETAPA 2
Caso o item apareça mais de uma vez no XML, as linhas serão destacadas em amarelo.
Figura: Assistente importação de XML – ETAPA 2
Existe a opção para os campos acima serem preenchidos automaticamente, para tanto, será preciso configurar a tela “Determinação do código de imposto” do SAP business One. Outra forma de preencher automático o campo utilização é definir uma utilização padrão para o fornecedor.
Basta preencher o campo de usuário Utilização p/ importação XML no cadastro do fornecedor que o campo será preenchido automático no assistente.
Figura: Assistente importação de XML – ETAPA 2
Nota: Para bases multi-filiais, existe a opção de definir a utilização padrão na tela de atribuição de filiais no cadastro do fornecedor, se estiver em branco será considerado a utilização do campo de usuário.
Figura: Cadastro de parceiro de negócio- Atribuição de filiais
Os depósitos serão preenchidos automaticamente, respeitando as seguintes regras:
1º – Depósito Padrão do item;
2º – Se não existir depósito padrão, será utilizado o primeiro depósito do cadastro do item;
No entanto, se base for do tipo ‘Multi-filial’, as regras são diferentes:
1º – Depósito Padrão do item;
2º – Se não existir depósito padrão ou se o depósito padrão for de filial diferente, será utilizado o depósito informado no cadastro de filiais;
3º – Se o depósito de filiais estiver em branco será utilizado o primeiro depósito no cadastro do item para a filial.
Por último, clicar no botão importar e confirmar a mensagem para finalizar o processo.
Figura: Assistente importação de XML
Os arquivos XML’s importados serão transferidos da pasta informada na 1º etapa do assistente para a pasta informada nas configurações Iniciais do importador.
Figura: Assistente importação de XML
O Importador cria uma pasta para cada código do fornecedor e cria uma subpasta com o nome NFe, nesta pasta é salvo o XML importado.
O próximo passo é visualizar o documento criado, “Esboço” ou “Documento inserido” e conferir com a DANFE do fornecedor.
Nota: No processo de importação dos CT-e’s o add-on B1plus NF-e armazena o número da nota fiscal e chave de acesso referenciadas nos CT-e’s importados, caso necessário poderá criar um relatório com base nessa informação.