Este manual tem por finalidade detalhar as configurações necessárias para a utilização do módulo Fiscal dentro do add-on B1Plus NFe. Serão demonstrados também, nesse manual, o processo padrão para o uso do módulo.
O Add-On B1Plus NFe é uma ferramenta desenvolvida pela Lago Consultoria, e sua proposta é integrar o SAP Business One com os portais das Secretárias da Fazenda dos Estados para transmissão da NF-e - Notas Fiscal Eletrônica.
O add-on B1plus Fiscal é um produto Lago Consultoria. Para a confecção desse manual, usamos a versão SAP Business One© 10.0 FP 2405.
A versão do add-on B1plus Fiscal© utilizada na confecção desse manual é a versão 3.30.00.0
Importante antes de dar início no processo, é primordial confirmar/realizar a configuração inicial do B1 Plus NFe anteriormente. Para evitar futuros impedimentos na execução das atividades.
Toda a documentação fica disponibilizada no portal da Lago Download > B1PlusNFe > Manuais.
Para emitir a Nota Fiscal Complementar de imposto ou de preço é necessário criar um item para cada imposto e preencher no NCM com “00000000”, no caso de complemento de preço, deverá ser utilizado o mesmo item da nota fiscal inicial.
Deverá ser criado utilizações para aplicação na emissão da nota complementar, sendo uma para cada tipo.
Complemento de ICMS
Complemento ICMS-ST
Complemento de IPI
Complemento de preço
Nas configurações da Utilização deve estar ativada o flegue “gratuito”, para não gerar operação financeira, salvo quando for uma operação complementar com imposto que compõe o total da NF, no caso do ICMS ST.
Deve ser configurado o relacionamento com o tipo de complemento a ser aplicado na utilização.
Utilização - Definição
No documento de marketing é Importante que não tenha a movimentação de estoque, deve ser utilizado um “Depósito de envio direto".
Informe a mesma quantidade do item da nota de origem, no campo “Preço unitário” e informe o valor da diferença.
Documento de marketing
Para referenciar a nota complementar com o documento de origem, com a nota adicionada e não transmitida, na aba de Nota Fiscal Eletrônica e clique com o botão direito e em seguida na opção “Referenciar NFe”.
Documento de marketing
Nesta etapa deve ser informado o tipo do documento e o Nr. Interno do SAP da Nota fiscal de referência de forma que o sistema faça a transmissão dos dados referenciando a nota de origem.
Finalidade de emissão, existem regras padrões para o preenchimento deste campo de forma automática no XML, sem a necessidade de preenchimento deste campo manualmente, que são elas:
Normal.
NF-e complementar: Se a utilização estiver no padrão de complemento (conforme citado acima), o CFOP não for de devolução e não for nota de exportação/importação será atribuído ao XML;
NF-e de ajuste: não existe regra padrão, sendo necessário selecionar esta opção manualmente;
NF-e de devolução/retorno: Se o CFOP for de devolução e não for nota de exportação/importação será atribuído ao XML.
Para não seguir a regra padrão basta selecionar uma das opções que automaticamente será atribuída ao XML sem validação/regras citado a cima por parte do B1Plus-NFe.
Documento de marketing - Referenciar NFe
Existe as opções de referenciar a nota fiscal a uma Nota de produtor rural, Cupom fiscal ou Nota modelo 01/1A na tela referenciar NF-e. Para utilizar estes campos o processo é o mesmo, adicionar a nota sem transmitir e em seguida clicar com o botão direito na nota e referenciar NF-e.
Dispositivos fiscais conforme, RICMS- 45490/2000- art. 182.