A funcionalidade Assistente de Importação de XML possui algumas configurações especificas que impacta diretamente neste processo, para acessa-las basta acessar o menu “NF-e > Configurações > Configurações Iniciais”, nesta tela navegar até a aba “Importador XML”.
Figura: Tela de Importador XML
Abaixo detalharemos o que cada campo faz:
Ao importar arquivo:
M – Mover => O processo irá mover o arquivo pro diretório informado no campo XML’s importados;
C – Copiar => O processo irá criar uma cópia do arquivo no diretório informado no campo XML’s importados;
E – Excluir => O Processo irá remover o arquivo do diretório de Origem;
Pasta dos XML’s (Robo): Neste caminho deverá ser informado o diretório que o processo irá acessar para buscar os XML’s recuperados através do Robô;
Tipo do Documento: Neste campo deverá ser informado algumas regras para o processo escriturar corretamente o documento durante a conversão:
Figura: Tipo de Documento
Documento: Indicar qual será o documento que o processo irá considerar como filtro para realizar a conversão;
Nota: Quando este for marcado com a opção “Dev. nota fiscal de saída” o processo irá recuperar o Parceiro de Negócios com base no campo Fornecedor conectado, que será recuperado com base no CNPJ do “Cliente” informado no documento fiscal.
Habilitar cópia para NF: Caso a importação seja feita a partir do DF-e e o documento tenha recebimento fiscal, será habilitada uma opção para copiar o documento para Nota Fiscal de Entrada.
Tipo documento: Indicar qual o documento SAP será criado, documento de Marketing ou Esboço;
Modelo: Indicar qual o modelo fiscal será utilizado na escrituração;
Bloquear importação sem pedido vinculado: Quando habilitado, não será possível importar esboços sem vincular um pedido.
Item frete/serviço: Indicar qual o item padrão que o processo irá utilizar na conversão;
Departamento: Indicar neste campo qual departamento a nota será relacionada;
Informar modelo: Indica pro processo se ao realizar a importação o modelo do documento será informado;
Nota: Se esse campo for marcado com a opção “Não”, esse documento não será considerado na LGIMPOSTOS/LGOIMPOSTOS;
Figura: Cadastro do Parceiro de Negócios
Informação Complementar: Escolher uma entre as opções onde deseja salvar as observações complementares do XML.
Frete (Padrão): Escolher a opção de frete do cadastro de despesas adicionais.
Seguro (Padrão): Escolher a opção de Seguro do cadastro de despesas adicionais.
Outras despesas (Padrão): Escolher uma despesa padrão do cadastro de despesas adicionais.
Atribuir desconto: Escolher como o desconto importado para o documento, no Topo ou na linha do item. Se não estiver preenchido será considerado no topo.
Aba Parâmetros I
Figura: Tela de Importador XML – Aba Parâmetros I
Ignorar verificação no CNPJ do destinatário: Criado parâmetro para ignorar verificação do CNPJ do destinatário e mapear todos os XML’s do repositório independente do CNPJ existir ou não no cadastro de filiais (Somente para bases multi-filiais).
Utilizar descrição do item baseado no cadastro do SAP: Possibilita utilizar a descrição do item baseado no cadastro do SAP na importação do XML.
Importar notas com lote nos itens: Será utilizado o grupo <med>/<rastro> dos itens para buscar informações dos lotes.
Eliminar zeros à esquerda do código do lote: Será eliminado zeros à esquerda do código do lote que veio no XML.
Confirmar recebimento da operação no SEFAZ (Manifesto do destinatário): Será Informado ao SEFAZ a confirmação da operação ao Importar a Nota fiscal.
Tratar diferença entre XML e pedido de compra vinculado: Será identificado o item no pedido de compra através do EAN (Código de barras) e posteriormente será controlado a quantidade conforme o pedido, ou seja, se o item repetir diversas vezes no pedido será copiado para a nota de entrada exatamente como está.
Gravar informações das duplicatas em tabela auxiliar ao importar uma NF-e: Será salvo as informações das duplicatas para futuras conferências.
Informar as duplicatas no documento importado: Serão informadas as duplicatas, vencimentos e percentuais referente ao valor total no documento importado;
Aba Parâmetros II
Figura: Tela de Importador XML – Aba Parâmetros II
Mostrar itens ao listar pedidos de compra em aberto: Com o parâmetro ativo, na coluna Número do pedido(xPed) serão exibidos os itens do pedido e ao selecionar a linha do item, será preenchido o campo Pedido e Número do item (nItem);
Figura: Exemplo de Pedido de Compra em Aberto
Nota: Na coluna quantidade, será exibido a quantidade em aberto.
Mostrar apenas pedidos de compra em aberto que tenha o item da linha selecionada: Com o parâmetro ativo, serão exibidos somente pedidos em aberto que tenham item da linha selecionada (se o item foi identificado) para o fornecedor do XML;
Utilizar Centro de Custo: Com o parâmetro ativo, serão exibidas as colunas de todas as dimensões ativas do Centro de custo no importador;
Utilizar Grupos de unidade de medida: Com o parâmetro ativo, será exibida a coluna do grupo de unidade de medida no importador (UM);
Vincular documentos referenciados ao CT-e importado: Caso o campo seja marcado, a informação referente a nota fiscal transporta será carregada na escrituração e consequentemente gerada no registro C113.
Congelar colunas do topo de cada arquivo lido: Ao marcar este campo, fixa as primeiras colunas de cada XML para facilitar o manuseio da tabela de importação;
Buscar fornecedor e cliente por CNPJ (Somente NFe): Ao marcar este campo, ao importar o XML será buscado o parceiro de negócio através do CNPJ.
Aba Parâmetros III
Figura: Tela de Importador XML – Aba Parâmetros III
Utilizar D-1 em Data de Lançamento: Ao marcar este campo, o processo irá considerar como data de lançamento D – 1, ou seja, a data atual menos 1 dia;
Agrupar item quando o conteúdo da coluna "Número do pedido (nItemPed)" estiver repetido: Com o parâmetro ativo, vai agrupar item com coluna (Número do pedido (nItem)) repetido, somando os valores na geração do documento final.
Utilizar itens da estrutura para item fictício: Ao marcar este campo, será utilizado os itens da estrutura do item ficticio na geração da nota fiscal.
Consultar chave de acesso no SEFAZ (NFe e CTe): Com o parâmetro ativo, será consultado na SEFAZ todos os XML selecionado para importação, antes de mapear. Se não estiver autorizado, um erro é exibido na linha da NF.
Incluir Condição de Pagamento: Com o parâmetro ativo, será exibida a coluna Condição de pagamento
Nota: Será preenchido automático se houver condição e pagamento padrão para o fornecedor. Campo “Condição de pagamento” na aba Condições de pagamentos no cadastro do PN.
Utilizar Deposito: Com o parâmetro ativo, será exibida a coluna Depósito.
Utilizar Forma de Pagamento: Com o parâmetro ativo, será exibida a coluna Forma de pagamento;
Informar número da nota fiscal no campo Nº ref. fornec. no documento importado: Com o parâmetro ativo, será levado o número da NF para o campo Nº ref. Fornec.
Aba Parâmetros IV
Figura: Tela de Importador XML – Aba Parâmetros IV
Forçar o preenchimento do Total (MC) baseado na tag vProd do XML: Preenche o campo Total (MC) com base no valor total dos produtos informado no XML;
Forçar o preenchimento do CST ICMS baseado no XML: Com o parâmetro ativo, será preenchido a CST ICMS do documento baseado no XML sempre, independente se existe no imposto/utilização ou não.
Priorizar informações mapeadas no importador (Utilização, CFOP e Código do imposto) ignorando pedido vinculado: Ao marcar este campo prioriza informações mapeadas no importando, ao invés das informações vinculadas ao pedido;
Verificar se XML já foi importado: Ao marcar este campo o processo verifica se o XML já foi importado, orienta-se marcar este campo a fim de evitar duplicidade;
Verificar NCM do item (XML) com o item encontrado no mapeamento do XML: Com o parâmetro ativo, será comparado o NCM do XML com o item encontrado no SAP. Se houver diferença, exibe mensagem de confirmação:
Figura: Tela de Mensagem do sistema sobre validação do NCM
Nota: Se confirmar o mapeamento, o xml será mapeado normalmente. Se não confirmar, um erro é exibido na linha da NF:
Figura: Tela de Mensagem do sistema sobre validação do NCM
Exibir confirmação se continuará ou não o mapeamento de XMLs com NCM divergente: Com o parâmetro desmarcado, a mensagem e confirmação não será exibida e o XML não será mapeado, retornando erro citado acima.
Aba Parâmetros V
Figura: Tela de Importador XML – Aba Parâmetros V
Bloquear esboço com divergência.: Se marcado, o sistema fará a comparação entre o pedido de compra e o XML;
Validar data vencimento: Se marcado, o sistema fará a comparação da data de vencimento do XML com o pedido e, caso haja divergência, disparará uma mensagem perguntando se deseja prosseguir com a importação;
Verificar item do pedido por linha (VisOrder): Se marcado, o sistema comparará a tag <nItemPed> do XML com a linha real do pedido (VisOrder);
Verificar duplicidade por EAN: Se marcado, o sistema verificará se o EAN de um item no pedido de compras está duplicado em outro item, seguindo a regra: o código de barras deve ser único para cada item e unidade de medida;
Ignorar Validação Serie: Se informado um número de série do item, nessa validação o sistema ignorará a comparação Pedido x XML; mesmo que haja divergência, o sistema não bloqueará a importação.
Para utilizar esta ferramenta é necessário fazer um catálogo dos itens de cada fornecedor. Dessa forma, o sistema vai reconhecer o código do item do fornecedor. Acesse a tela “Número de catálogo de PN’s” através do menu: Estoque à Administração de itens à Número de catálogo de Parceiros de negócios.
Figura: Números de catálogo
Selecione o cadastro do fornecedor e adicione os itens. Informe no campo Nº do catálogo do PN, o código interno do fornecedor.
Figura: Número de catálogo de Parceiros de negócios.
O cadastro do catálogo foi desenvolvido na importação, sendo uma segunda opção, quando a importação estiver concluída, tem a oportunidade de fazer o cadastro. Quando não há vínculo cadastrado entre produto e fornecedor, clique duplo no código do item, abrirá a tela de cadastro de catálogos e será possível fazer esse vínculo.
Figura: Mensagem Sistema