Este manual tem por finalidade detalhar as configurações necessárias para a utilização do módulo Reinf dentro do add-on B1plus Fiscal. Serão demonstrados também, nesse manual, o processo padrão para o uso do módulo.
Este módulo tem como objetivo realizar as entregas necessárias para o Reinf com as retenções de tributos na fonte (IR, CSLL, PIS/PASEP e COFINS), além das contribuições previdenciárias sobre a receita bruta e as retenções de terceiros.
Contextualização
EFD - Reinf significa Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais.
É um sistema da Receita Federal do Brasil (RFB) que tem como objetivo centralizar e unificar as informações sobre diversas retenções de tributos federais e contribuições.
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
O REINF foi criado para complementar o e-Social, abrangendo informações fiscais que não estão ligadas diretamente à folha de pagamento, como as retenções de tributos na fonte (IR, CSLL, PIS/PASEP e COFINS), além das contribuições previdenciárias sobre a receita bruta e as retenções de terceiros.
As informações são enviadas mensalmente quando existirem informações de retenção em cada evento contemplado pelo Reinf.